segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sonhos e ambições

Fazer por fazer é algo que apenas os novatos fazem. Quando uma pessoa começa a marcar alvos para a sua vida, tem de começar a actuar de acordo com esses alvos. Se quer ser médico, não vai querer passar a vida a estudar electrónica. Se quer ser culto, não vai ler só banda desenhada da Disney. Coisas assim. Quando uma pessoa começa a agir de acordo com os seus objectivos, as coisas começam a avançar na direcção do seu sonho.

Pequeno texto, hoje. Apenas algo que me lembrei de escrever.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Que a Força esteja contigo (?)

Alguém se apercebe de quando tentamos fazer com que alguém se anime após algo mau lhe acontecer? Como pessoa minimamente preocupada com o bem-estar dos meus amigos, tento sempre dar uma palavra de consolo e tento fazer algo útil por eles. Mas, por vezes, esses esforços podem ser mal vistos. Pois. Claro que há sempre aquelas pessoas que, quando magoadas, se fecham num sitio escuro e ficam lá a chorar e a amuar, e ficam lá até se recuperarem por elas próprias. Eu mesmo, por vezes, faço isso. Mas temos de saber confiar nos amigos. Saber que, por mais fracos que possamos estar, eles estarão lá para nos dar uma força. É o ponto forte de uma amizade, e é nessas alturas que podemos reconhecer quem é, de facto, amigo.

Enfim, apena uma pequena inspiração que me deu... acho que vou voltar para a cama, afinal são 6 e meia da manhã...

Até

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

5 Passos para o Contentamento (baseado num artigo que li)

A busca pela felicidade... O que é, por onde passa e o que é errado pensar que envolve?

Para já, pensar que dinheiro trás felicidade é um erro comum, e muito grave. Uma pessoa com muito dinheiro vive rodeada de preocupação. Medo de perder o dinheiro todo de um momento para outro, ansiedade para obter ainda mais, preocupação por achar que os que lhe são próximos apenas estão ali por causa de motivos egoístas. Então que fazer? E se, por uma vez, tentassemos apenas viver com o essencial, deixando de lado luxos inuteis. Não digo que ter coisas é errado, mas ter coisas a mais ocupa tempo precioso, que podia ser usado para actividades que ajudariam a melhorar a sua vida.

A segunda coisa é aperceber-se das coisas boas que tem, e mostrar gratidão por tê-las. Mesmo que esteja numa situação da sua vida, em que tudo parece perdido, tem muita coisa boa que não se apercebe, por ter esse problema na frente. Tente meditrar nas coisas boas da sua vida. Nas pessoas que mostram que gostam de si, das refeições que todos os dias tem, da casa onde vive, das imperfeições que o seu corpo não tem, da sua liberdade de ecolha, do ar que respira, da vida que vive a cada momento.

O terceiro ponto seria aperceber-se do tipo de amigos que tem. Diz-se que quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sabio. Pois bem, olhe à sua volta. Os seus amigos tentam apoiá-lo quando precisa, e dizem-lhe as coisas correctas quando têm de as dizer, alertando-o quando está prestes a cometer um erro? Ou estão consigo apenas para se divertirem, por vezes até tentando fazer com que se inveje das coisas que eles têm? Tente aperceber-se disso, e não se esqueça, pode escolher os seus amigos, escolhendo os que mostram ser verdadeiros amigos, mas também terá de o ser para eles.

O quarto ponto é o espírito competitivo deste mundo. Na escola, no trabalho e, por vezes, até mesmo entre amigos ou familia, parece haver um espírito de competição. Quem tem mais dinheiro? Quem tem a melhor casa, carro, ou outros bens? Quem manda em quem? Quem tira melhores notas? Isso tudo leva a acumular stress, e acabamos por ficar obsecados em ultrapassar os outros, em vez de nos sentirmos felizes pelos outros. Temos de perceber que, se queremos ser felizes, temos de nos contentar com o que temos, e que nem sempre podemos ser melhores no que fazemos ou temos.

O último aspecto é a busca por respostas a perguntas que nos afligem a todos. De onde viemos? Qual é o sentido da vida? Existe um Deus que se preocupa conosco? Se sim, o que podemos fazer para o servir, e o que podemos ganhar com isso?... As perguntas são imensas, mas as pessoas hoje em dia escolhem ignorá-las. Que mal tem procurar explicações a coisas que nos parecem estar mal explicadas? Temos o direito de tentar perceber, por exemplo, o que acontece quando morremos, de preferencia antes de chegar-mos lá.

Pronto, queridos leitores. Estas são as palavras de sabedoria que vos queria transmitir hoje, contrariando o espírito negativista que tenho deixado por estes lados. Aproveitem estas palavras, ponham-nas em práctica, e sejam felizes.

Até

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cinema, filmes e vida em geral...

Um filme. Um conjunto de cenas, junto com alguma música, que serve como desculpa para os casais de hoje em di se enfiarem numa sala escura e ver o filme, sem lhe prestar grande atenção. Mas também serve para aqueles que, deprimidos, procuram algum ânimo por ver comédias, ou sentir alguma compreensão porque algum dos personagens de um filme romântico passa por uma situação que lhes é familiar.

Mas, em todo o caso, um filme nunca deve ficar à frente da vida real. Se isso acontece, a vida real passa a deixar de ser importante, aos poucos, e começamos a viver tudo esperando um final ao estilo de Hollywood, final esse que não irá acontecer na maioria das vezes.

Filmes são bons, mas quando começamos a viver pensando que estamos num filme, passamos a deixar de lado aspectos da vida que não surgem nos filmes. O melhor a fazer é viver a vida por nós, e fazer as nossas próprias experiências cinematográficas.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dúvidas, escapadelas e problemas...

Uma viajem para espairecer... Fugir dos problemas refugiando-nos num local desconhecido, onde ninguém sabe quem somos ou o que fizemos. Essa é uma ideia que agrada a muita gente...

Mas o que é que fugir resolve? É bom não resolver os problemas, deixando que estes se tornem ainda mais complicados do que originalmente eram?

Passo por momentos de solidão, onde os problemas esmagam o meu raciocinio e se tornam a única realidade à minha volta. O ar pesa no peito, as coisas simples da vida magoam e a esperança por um mundo melhor desaparecem. Então que se pode fazer para melhorar?

Música?

Bandas de música repetitivas, falta de originalidade. Enfim, o mundo da música está em decadência, comparando a outros tempos. Agora é só raparigas sem vergonha, rapazes com voz de menina e grupos em que não se consegue perceber bem se o vocalista é um rapaz ou uma rapariga...

Claro, ainda há muita música boa, mas as pessoas passam grande parte dessa música à frente, preferindo aquela pseudo-música electrónica, em que uma batida se repete do principio ao fim, com ocasionais "yeah", e sem qualquer lógica.

Enfim, pode ser que volte a haver uma época de boa música, sem as porcarias de hoje em dia...

domingo, 14 de novembro de 2010

Imaginação

Inspiração para escrever, dizer, fazer, o que se quer, é de facto, dificil de receber, qualquer coisa que sai da nossa mente parece mal aos nossos olhos, não sabemos sequer apreciar que também conseguimos criar.

Todos temos o dom da imaginação, mas alguns apenas se decidem por não evoluir essa parte da sua mentalidade, e ficam seres demasiado racionais, apenas aceitando o correcto, e nunca visionando os novos caminhos.

Então por estas palavras me fico, imaginando com seria um mundo onde todos fossem verdadeiros consigo e com os outros.

O fim de algo bom

Fartei-me. Mudei habitos, manias e maneiras de falar. Deixei costumes e outras coisas que ela não ia aprovar. No fim, o que recebo? Nem um esforço para no minimo me agradar. Assim disse tudo o que estava por falar. As coisas que ela diz que me estão a magoar. Cansei-me de ser eu sempre o que se está a cansar. Agora, magoado, só me quero recostar, pensar nos momentos que juntos não pudemos passar. Adorava-a de toda a forma que se possa imaginar, e nunca considerava que ela poderia me falhar. Estava pronto a perdoá-la se ela me viesse aleijar. Infelizmente, isso era algo que ela não queria aceitar. Escrevo em prosa, mas sei que passei o tempo todo a rimar. Enfim, acho que agora só me resta o coração curar.

Teen-fails

A rotulação de pessoas, hoje em dia, está a provar ser um sistema muito mal organizado... Agora poucos ou nenhuns são aqueles que se enquadram apenas em um estereótipo. O Cromo que também é Emo, o Metaleiro que também é desportista... Enfim, as combinações são muito variadas, e muitos conjugam mais de dois tipos. Enfim, mais uma coisa que os adolescentes fazem que não faz sentido nenhum... Podem juntar isto ao sexo antes de saberem ao menos escrever essa palavra e o consumo de tudo o que não é para a idade deles, ou até mesmo legal.

Enfim, como dizem, "o mundo está perdido", e, se dependemos desta geração de macacos num constante ciclo de auto-destruiçao, eu diria que estamos todos lixados.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cada um ouve como quer...

Pensar no que dizemos aos outros faz-me pensar no que os outros nos dizem a nós... Por vezes eles também nos magoam sem saber, e nós com a nossa pseudo-justiça, achamos logo que fazem de propósito, e não levamos em conta que eles podem não se ter apercebido de que foram ofensivos.

A língua é, realmente, uma espada de dois gumes, e ficamos sempre sem ter a certeza de que aquilo que dizemos estará a ter o efeito pretendido na pessoa a quem nos dirigimos. Isso é, sem dúvida, uma das coisas que mais causa sofrimento e rompimentos nas relações... Agora que estou consciente disto, tenho de me certificar de que o que me dizem, ou o que eu digo, é bem dito, e tentar não levar as coisas sempre para o lado negativo.

Vá, hora de repensar as palavras que dissemos ou ouvimos que mudaram a maneira como alguém olha para nós, e fazer por repôr as coisas.

Mensagem pensada para alguém que me fez ver isto...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Falar sem pensar

Sem querer, tropeço nas palavras que outrora disse sem pensar, e que agora voltam para me atormentar. Um acto irrefletido que se torna uma acção com um peso importante no desenrolar de eventos futuros. Guardo rancor dos momentos em que, sem pensar, disse o que não queria, magoando quem não devia, e afastando aqueles que queria perto de mim. Estou só, e assim quero ficar, para não poder magoar aqueles que amo, conservando a força destrutiva e contendo todas as palavras más que poderia inadvertidamente dizer.

Texto dedicado aos momentos mais dificeis e inexplicáveis da minha vida.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sem rumo...

Dou por mim a pensar na vida que tenho, e acabo sempre deprimido, pois sei que vivo sem rumo, sem direcção, sem uma pista sobre para onde ir, o que fazer... 

Não é por falta de motivação que não consigo achar um objectivo para a vida, simplesmente me parece faltar algo que se destaque em mim, uma qualidade que os outros não tenham...

Seria uma maravilha acordar de manhã e ter algo que fazer, um lugar para onde ir, alguém para falar...

Solitário, desesperado por companhia e por descobrir o que vou fazer... é assim que começo esta história, a minha história, que espero sinceramente que se torne algo bom pelo caminho...

Até...