segunda-feira, 22 de novembro de 2010

5 Passos para o Contentamento (baseado num artigo que li)

A busca pela felicidade... O que é, por onde passa e o que é errado pensar que envolve?

Para já, pensar que dinheiro trás felicidade é um erro comum, e muito grave. Uma pessoa com muito dinheiro vive rodeada de preocupação. Medo de perder o dinheiro todo de um momento para outro, ansiedade para obter ainda mais, preocupação por achar que os que lhe são próximos apenas estão ali por causa de motivos egoístas. Então que fazer? E se, por uma vez, tentassemos apenas viver com o essencial, deixando de lado luxos inuteis. Não digo que ter coisas é errado, mas ter coisas a mais ocupa tempo precioso, que podia ser usado para actividades que ajudariam a melhorar a sua vida.

A segunda coisa é aperceber-se das coisas boas que tem, e mostrar gratidão por tê-las. Mesmo que esteja numa situação da sua vida, em que tudo parece perdido, tem muita coisa boa que não se apercebe, por ter esse problema na frente. Tente meditrar nas coisas boas da sua vida. Nas pessoas que mostram que gostam de si, das refeições que todos os dias tem, da casa onde vive, das imperfeições que o seu corpo não tem, da sua liberdade de ecolha, do ar que respira, da vida que vive a cada momento.

O terceiro ponto seria aperceber-se do tipo de amigos que tem. Diz-se que quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sabio. Pois bem, olhe à sua volta. Os seus amigos tentam apoiá-lo quando precisa, e dizem-lhe as coisas correctas quando têm de as dizer, alertando-o quando está prestes a cometer um erro? Ou estão consigo apenas para se divertirem, por vezes até tentando fazer com que se inveje das coisas que eles têm? Tente aperceber-se disso, e não se esqueça, pode escolher os seus amigos, escolhendo os que mostram ser verdadeiros amigos, mas também terá de o ser para eles.

O quarto ponto é o espírito competitivo deste mundo. Na escola, no trabalho e, por vezes, até mesmo entre amigos ou familia, parece haver um espírito de competição. Quem tem mais dinheiro? Quem tem a melhor casa, carro, ou outros bens? Quem manda em quem? Quem tira melhores notas? Isso tudo leva a acumular stress, e acabamos por ficar obsecados em ultrapassar os outros, em vez de nos sentirmos felizes pelos outros. Temos de perceber que, se queremos ser felizes, temos de nos contentar com o que temos, e que nem sempre podemos ser melhores no que fazemos ou temos.

O último aspecto é a busca por respostas a perguntas que nos afligem a todos. De onde viemos? Qual é o sentido da vida? Existe um Deus que se preocupa conosco? Se sim, o que podemos fazer para o servir, e o que podemos ganhar com isso?... As perguntas são imensas, mas as pessoas hoje em dia escolhem ignorá-las. Que mal tem procurar explicações a coisas que nos parecem estar mal explicadas? Temos o direito de tentar perceber, por exemplo, o que acontece quando morremos, de preferencia antes de chegar-mos lá.

Pronto, queridos leitores. Estas são as palavras de sabedoria que vos queria transmitir hoje, contrariando o espírito negativista que tenho deixado por estes lados. Aproveitem estas palavras, ponham-nas em práctica, e sejam felizes.

Até

Sem comentários:

Enviar um comentário